Se você está tentando engravidar ou apenas considerando essa possibilidade, é fundamental começar a se preparar o quanto antes. Os cuidados médicos e de saúde enfatizam ações que podem ser tomadas antes e entre as gestações para aumentar as chances de ter um bebê saudável. Nunca é tarde demais para começar a cuidar de si mesma e do futuro bebê.
1. PARAR O TRATAMENTO CONTRACEPTIVO
Alguns métodos contraceptivos, como o preservativo masculino e feminino, capuz cervical, diafragma e planejamento familiar natural, não interferem nos seus ciclos menstruais ou fertilidade, caso você decida interrompê-los.
Já com outros métodos, como a pílula anticoncepcional combinada e as injeções anticoncepcionais, pode levar um tempo para que seus ciclos menstruais retornem ao normal após a interrupção. Embora não haja impedimento para tentar conceber imediatamente, algumas mulheres preferem esperar alguns meses antes de tentar a gravidez, para que seus ciclos naturais possam ser restaurados e seus corpos estejam plenamente preparados.
“Recentemente parei de tomar anticoncepcionais hormonais recentemente, como a pílula anticoncepcional. Isso pode afetar os resultados do meu teste de ovulação?” Não, a interrupção não afetará os resultados. No entanto, é possível que seus ciclos menstruais fiquem irregulares e demorem a se estabilizar. Seria prudente aguardar pelo menos dois ciclos menstruais naturais e observar a duração deles.
2. FAÇA SEXO NA HORA CERTA
Você sabia que um em cada dois casais pode estar tentando engravidar na hora errada? Há apenas alguns dias no mês em que uma mulher pode engravidar; fazer sexo no dia da ovulação (quando seu corpo libera um óvulo) ou nos dias que antecedem a ovulação aumentará suas chances de engravidar. Em algum momento você já deve ter ouvido falar que o ciclo médio dura 28 dias e a ovulação ocorre no dia 14. Esses dois números são apenas valores médios dos dados coletados. Na realidade, a maioria dos ciclos femininos não corresponde a esses valores “médios”. Rastrear seu ciclo com um teste de ovulação ajudará você a identificar a duração de seus próprios ciclos e a data da ovulação, portanto, não é apenas um palpite.
3. TOMAR ÁCIDO FÓLICO
Tomar um suplemento de ácido fólico ajuda a prevenir anormalidades no tubo neural do bebê, como espinha bífida. Por exemplo, no Reino Unido, o oficial de saúde do governo recomenda que as mulheres que desejam engravidar e as que já estão grávidas tomem esse suplemento todos os dias contendo 400 microgramas de ácido fólico. Idealmente, comece a tomá-lo três meses antes de tentar engravidar e durante o primeiro trimestre da gravidez. Com uma dieta saudável, você já obterá um pouco de ácido fólico de alimentos como cereais matinais fortificados, legumes, folhas verdes e suco de laranja, mas ainda é importante tomar suplementos, pois é muito difícil obter os níveis necessários de ácido fólico apenas com a da dieta.
4. TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Para que seu bebê tenha uma boa saúde, mesmo antes da concepção, é uma boa ideia comer regularmente, fazer refeições balanceadas, comer muitas frutas e vegetais frescos e reduzir os alimentos processados e fast food. Certifique-se de que sua dieta inclua o seguinte:
- Carboidratos: Pães integrais, massas, arroz e cereais são mais benéficos do que pão branco, doces e biscoitos
- Frutas e legumes: Coma cinco pedaços ou porções por dia e lembre-se de que quanto mais vivas forem as cores das frutas e legumes, mais nutritivos serão.
- Proteínas: Você pode obter as proteínas de que precisa consumindo carne, peixe, ovos, feijão e outras leguminosas.
- Leite e derivados: contêm grande quantidade de cálcio, importante para o desenvolvimento dos ossos do bebê.
- Gorduras: Procure consumir gorduras de origem vegetal, como as presentes no azeite ou nos peixes gordos, por exemplo, salmão, arenque ou cavala.
5. EVITE ALGUNS ALIMENTOS
- Ovo cru, carne mal cozida ou marisco: Pode conter salmonela ou outros organismos que causam intoxicação alimentar.
- Laticínios não pasteurizados, fígado ou linguiça de fígado e sobras de comidas: Esses alimentos podem conter listeria, que pode causar aborto espontâneo ou natimorto.
- Fígado ou produtos derivados do fígado: contêm altos níveis de vitamina A, que podem ser prejudiciais ao bebê em desenvolvimento e, portanto, devem ser evitados.
- Suplementos vitamínicos que não possuem rótulo indicando que podem ser consumidos durante a gravidez: As vitaminas, assim como outros suplementos, só devem ser consumidas se em suas embalagens constar que são adequadas para consumo durante a gravidez. A razão é que algumas vitaminas, se ingeridas em excesso, têm efeitos extremamente prejudiciais ao feto
- Tenha cuidado com os medicamentos: Converse com seu médico sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando e certifique-se de consultá-lo antes de parar de tomar qualquer um deles. Informe o seu farmacêutico que está grávida se precisar de qualquer medicamento de venda livre. Mesmo os remédios mais simples, como sprays nasais descongestionantes, podem conter ingredientes que não devem ser usados durante a gravidez.
- Tome precauções para evitar a toxoplasmose: vegetais não lavados, carne mal cozida e fezes de gato colocam você em risco de contrair toxoplasmose, que pode causar abortos espontâneos, morte intra-uterina ou danos ao bebê. Portanto, lave sempre frutas e legumes, coma apenas carne bem cozida e use luvas ao trabalhar no jardim ou limpar a areia do gato.
Existem alimentos a evitar ao tentar engravidar?
A maioria dos alimentos são totalmente seguros, mas é importante manter uma dieta saudável e equilibrada durante a gravidez com quantidades moderadas das várias categorias de alimentos. No entanto, atualmente, existem preocupações sobre o sofrimento de listeriose como resultado da ingestão de alimentos crus e não pasteurizados. Estes incluem leite não pasteurizado, queijos frescos, saladas preparadas, vegetais crus não lavados, patê e sanduíches frios de frango, bem como frutas e sobremesas preparadas.
Para prevenir a listeriose, evite esses alimentos de alto risco e cozinhe alimentos de origem animal crus, como carne bovina, ovina, suína ou de aves; armazene e prepare carne crua longe de vegetais, alimentos cozidos e alimentos prontos para consumo e lave vegetais crus e frutas várias vezes antes de comer.
6. MANTENHA-SE EM FORMA E TENHA UM BOM PESO
A gravidez sobrecarregará seu corpo, portanto, manter a forma de antemão ajudará quando chegar a hora. Se você estiver em boa forma física antes de engravidar, será mais fácil para você se manter ativa quando estiver grávida. O exercício físico pode ajudar a melhorar o humor e os níveis de energia. Além disso, reduz o estresse, um fator positivo na hora de engravidar. Ter um peso saudável pode ajudá-la a engravidar, por isso é melhor tentar atingir seu peso ideal antes de tentar engravidar. O seu médico poderá dar-lhe informações sobre o seu peso ideal.
7. PARAR DE FUMAR E DE USAR DROGAS E ÁLCOOL
É melhor evitar tabaco, drogas e álcool ao tentar engravidar e quando já estiver grávida.
- Parar de fumar ou usar drogas aumentará suas chances de ter uma gravidez saudável e ter um bebê saudável.
- Beber álcool durante a gravidez pode causar danos a longo prazo ao bebê e, quanto mais você bebe, maior o risco. Se estiver grávida ou planejando uma gravidez, é mais seguro não consumir álcool para minimizar os riscos para o bebê. Se seu parceiro fuma, bebe ou usa drogas, também é importante reduzir (e, se possível, parar) enquanto você está tentando engravidar. Além dos efeitos adversos que o fumo, as drogas e o álcool podem ter sobre ele, influenciam na qualidade do esperma.
8. TOMAR VACINAÇÃO CONTRA RUBÉOLA
A rubéola, também chamada de “sarampo alemão”, pode ter efeitos muito prejudiciais para o feto. É conveniente que você verifique se está totalmente protegido contra a rubéola. Verifique com seu médico seu histórico de vacinação.
9. OTIMIZE A SUA SAÚDE VAGINAL: USE UM LUBRIFICANTE NÃO NOCIVO PARA O ESPERMA
A secura vaginal é mais comum do que pensamos. Um estudo realizado em 11 países com cerca de 6.500 mulheres revelou que 18% das mulheres entre 18 e 34 anos relataram que sempre ou frequentemente sofrem de secura vaginal. Esse problema pode piorar ao tentar engravidar, já que você tende a ter mais relações sexuais. Alguns dos lubrificantes mais comuns no mercado podem ser prejudiciais ao esperma. Portanto, certifique-se de usar um lubrificante compatível com o esperma. Se você detectar anormalidades no corrimento vaginal, recomendamos que consulte o seu médico. Infecções vaginais comuns, como vaginose bacteriana ou infecção por fungos, podem ser facilmente tratadas e facilitar a concepção.
10. ENVOLVA SEU PARCEIRO NA CONCEPÇÃO: AQUI VOCÊ ENCONTRARÁ ALGUMAS FORMAS QUE O AJUDARÃO A TER UM ESPERMA MAIS SAUDÁVEL
- Mantenha uma condição física adequada e boa saúde: seu parceiro deve ser o mais ativo possível, reduzir o consumo de álcool, parar de fumar e seguir uma dieta saudável.
- Use lubrificante compatível com o esperma: certifique-se de que o lubrificante que você usa não contém espermicidas ou é prejudicial ao esperma. Você pode comprar lubrificantes amigos do esperma feitos de uma composição especial.
- Certifique-se de que os testículos permaneçam frios: seu parceiro deve usar roupas íntimas largas e evitar banhos quentes. Se os testículos forem submetidos a altas temperaturas constantes ou prolongadas, a qualidade do esperma pode ser reduzida.
“Estamos tentando ter um bebê. Meu parceiro deve tomar algum suplemento alimentar?”
Não, a menos que ele tenha problemas de saúde específicos ou tenha restrições alimentares. Se você está tentando ter um bebê há algum tempo, consulte seu médico para agendar uma contagem de esperma do seu parceiro. Se a contagem estiver normal, não se preocupe com suplementação. Peça para ele parar de fumar, não beber bebidas alcoólicas e manter seu peso na faixa normal para a altura (mas não perca muito) e desfrute de uma vida amorosa feliz.