Existem muitos mitos sobre exercícios em pessoas com diabetes, mas agora é hora de revelarmos a verdade sobre esta dúvida de muitos brasileiros.
Aqui estão 10 fatos que você deve saber:
1 – Pessoas com diabetes podem se exercitar com segurança sem arriscar suas vidas ou prejudicar sua saúde. Exercícios regulares podem reduzir o risco de complicações graves do diabetes (como
retinopatia diabética), além de promover a perda de peso e diminuir os níveis de colesterol.
2 – Muitas pessoas acreditam que o diabetes causa perda de sensibilidade nos pés, levando os pacientes a não saberem quando machucaram os pés. Isso é um mito. Pessoas com todos os tipos de diabetes podem notar mudanças na sensação dos pés. No entanto, nem sempre isso se deve à neuropatia periférica; pode resultar de outros fatores, como inchaço ou lesão no pé. Seu médico pode ajudar a determinar se isso é ou não uma neuropatia periférica verdadeira e prescrever tratamentos, se for o caso.
3 – Os sapatos para diabéticos são projetados para pessoas com sensação enfraquecida nos pés ou neuropatia sensorial (“meias para diabéticos” são projetadas para má circulação). Estes sapatos têm sulcos ou saliências nas solas para ajudar as pessoas com diabetes a sentir as mudanças no solo. Mas você não precisa de um par de sapatos especial para fazer isso. Na verdade, é melhor usar sapatos comuns com palmilhas de boa qualidade para proporcionar amortecimento e evitar bolhas.
4 – Se você tem neuropatia periférica, você se sente exausto após o exercício, e isso pode resultar dos efeitos prejudiciais dos níveis de glicose no sangue em seus nervos. Essa é uma das razões pelas quais manter um nível ideal de glicose no sangue é importante para pessoas com diabetes que se exercitam regularmente e desejam evitar sintomas como fadiga e aumento da sede após o exercício.
5 – Caminhar é uma boa maneira de se exercitar. Se você não está acostumado a caminhar com frequência, comece com o plano de caminhada, por exemplo: 1 vez por semana no primeiro Mês, 2 vezes por semana no segundo Mês, 3 vezes por semana no terceiro Mês, até estabilizar por pelo menos 3 vezes ou mais.
6 – A natação é um belo exercício que não sobrecarrega as articulações e os músculos. Pessoas com diabetes devem evitar o superaquecimento na piscina, indo lenta e gradualmente aumentando o tempo gasto na natação de 20 minutos por sessão para 40 ou mais minutos por sessão ao longo de várias semanas ou meses.
7 – A ioga é um ótimo exercício que pode ajudá-lo a relaxar o corpo e a mente e é benéfico para o tratamento e prevenção do diabetes. Alguns estilos de ioga, como o ioga restaurador, são bons para pessoas com diabetes e resistência à insulina ou hipoglicemia.
8 – O treinamento com pesos (usando pesos pesados o suficiente para fazer você trabalhar duro, mas não tão pesados que danifiquem suas articulações quando você os levanta) pode construir massa muscular e aumentar seu metabolismo, levando à perda de peso. Também ajuda no controle da glicose, aumentando a sensibilidade à insulina nos músculos e reduzindo a resistência periférica à insulina.
9 – Se você gosta de dançar, então esta é uma forma ideal de exercício para você. Ele aumenta sua frequência cardíaca e pode promover resistência, dependendo do tipo de dança que você está fazendo.
10 – Se você tem resistência à insulina ou um histórico de controle rígido da glicose no sangue, pode sentir um aumento no apetite após o exercício. Isso é mais provável se você se exercita em jejum por longos períodos ou faz exercícios extraordinariamente longos (mais de 90 minutos) em alta intensidade. Treinos com menos de 60 minutos de intensidade moderada são bons e não causam esse problema.
Finalizando
O exercício regular tem muitos benefícios para a sua saúde, então não perca tempo e comece a praticar algum tipo de exercício citados anteriormente. Certifique-se de conversar com seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de atividade.
Exercite-se e Seja Feliz!